Saídas Pedagógicas: curiosidade ampliada

As saídas pedagógicas consistem em visitas guiadas a lugares que possam proporcionar um aprendizado contextualizado. Essa ferramenta pode ser utilizada pela escola para consolidar o trabalho realizado em sala de aula, bem como estimular a curiosidade das crianças.

Os benefícios das saídas pedagógicas

Sem dúvidas as salas de aula representam um dos principais lugares de aprendizado. No entanto, as visitas guiadas permitem novas possibilidades, assim como proporcionam ao aluno a sensação de que ele faz parte do meio. Dessa forma, é possível que o estudante faça uma observação pessoal da realidade, percebendo-se como um agente transformador.

Diferente dos passeios e excursões, as saídas pedagógicas servem como um complemento para as disciplinas trabalhadas. Por isso, elas são muito importantes, inclusive, para ajudar a desenvolver as metas que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece. Alguns dos principais benefícios dessa prática são:

  • Integrar as disciplinas, bem como comparar e confrontar no mundo real os conteúdos estudados. Construindo, assim, uma visão mais crítica.
  • Desenvolver um olhar mais sensível para os objetos de estudo;
  • Fortalecer a autonomia e a conexão com o grupo;
  • Ter acesso a contextos diferentes;
  • Ampliar o universo cultural dos alunos.

As saídas pedagógicas do Colégio João Paulo

Os alunos dos 5° anos visitaram o Instituto Ling. O Centro Cultural estava com exposições da Bienal do Mercosul. Na ocasião os alunos puderam interagir com obras de arte e aprender junto com a mediação da Bienal.

Já os estudantes do 8° ano do colégio João Paulo Higienópolis, acompanhados das professoras Thaís Martins, Grace Costa e Elisa Ávila, estiveram no Museu de Anatomia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo era estudar a anatomia e a fisiologia do corpo humano. De acordo com as professoras, os estudantes ficaram encantados com a relação entre arte e anatomia, com as peças expostas e com a possibilidade de interagirem com Graduandos da UFCSPA em um ambiente acadêmico referência nacional na área da Saúde.

Além disso, todos usaram uma fitinha cor de rosa, símbolo do “Outubro Rosa” – mês de conscientização contra o câncer de mama, em homenagem simbólica à Profa. Jênifer Matos, que lecionava a disciplina de Ciências/Física.

A turma do 7°A do João Paulo Higienópolis, por sua vez, visitou o museu de Paleontologia da UFRGS. Concretizando, assim, um momento de muito aprendizado. Os alunos do 3° ano das unidades Higienópolis e Praia de Belas realizaram o city tour pela cidade de Porto Alegre. Ao longo do percurso, os estudantes puderam fazer

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *