NOSSOS DIFERENCIAIS

10 motivos para estudar no Colégio João Paulo:

 

1) Transferência escolar: acolhida e suporte pedagógico

A transferência de escola é marcada por grande expectativa e desejo de que as mudanças e as novidades possam ser administradas da melhor forma possível. Desenvolvemos um projeto de acolhida e de integração para os alunos novos, além de oferecer suporte pedagógico em todos os níveis de ensino no turno inverso ao horário de aula, que engloba aulas de reforço e de nivelamento, Auxílio ao Tema e Plantões de Dúvidas.

 

2) Projetos do SOE voltados para cada etapa do desenvolvimento

A escola é um espaço coletivo e de convívio, onde as relações interpessoais estão constantemente sendo trabalhadas em projetos desenvolvidos pelo Setor de Psicologia, que procura investir nas habilidades socioemocionais e trabalhar valores como empatia, solidariedade e cidadania. As propostas estão articuladas com o desenvolvimento psicossocial dos estudantes, buscando oportunizar vivências de ajustamento pessoal, que promovam uma consciência crítica das relações de respeito mútuo e de autorregulação. Dos bons vínculos e do espaço saudável de convivência com os pares é que poderão ampliar suas relações em outros níveis.

 

3) Valorização da leitura

Um importante eixo de trabalho da escola é a formação de leitores competentes. Valoriza-se a leitura desde a Educação Infantil e a Hora do Conto constitui o momento formal no qual as turmas dirigem-se à Biblioteca para ouvir histórias. A partir do Ensino Fundamental, quando ocorre o processo de letramento e de alfabetização, a leitura adquire importância ainda maior com a adoção de títulos obrigatórios. No Ensino Fundamental Anos Finais, este projeto se torna mais robusto, já que há um aumento nos títulos que são exigidos. Os livros escolhidos incluem autores clássicos e obras renomadas da literatura regional, nacional e internacional, pois os alunos também leem títulos em Língua Inglesa. No Ensino Médio, o repertório se torna ainda maior, incluindo as leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS.

 

4) Projetos Culturais

A escola complementa sua matriz curricular com projetos culturais, de caráter interdisciplinar. Teatro, Radionovela, Projeto Rock, Sarau Literário, Cinema no Higi e Aulão de História possibilitam aos alunos desenvolverem potencial de comunicação interpessoal e pró-atividade. De forma leve e crítica, os alunos ampliam sua visão de mundo e aprendem sobre planejamento, responsabilidade e divisão de tarefas. E, muitas vezes, revela-se grandes talentos.

 

5) Mostra Científica

A Mostra Científica visa propiciar aos alunos um amplo espaço para investigação e para a produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, respeitando-se as etapas pertinentes às técnicas de pesquisa científica. Destaca-se entre os objetivos da Mostra, possibilitar aos alunos o domínio de noções básicas relativas às técnicas e aos métodos de pesquisa, sob orientação de seus professores; estimular a cooperação e a vivência em equipe por parte dos alunos; oportunizar o aprendizado da elaboração de um relatório científico, bem como a apresentação final do trabalho perante a comunidade escolar.

 

6) Formação continuada dos professores

Além de uma equipe docente qualificada, o Colégio João Paulo investe na formação continuada dos professores, pois entende que eles são protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e que educam pelo exemplo. Para desenvolverem seu trabalho em sala de aula, precisam de um planejamento bem estruturado, alinhado com a matriz curricular do seu nível de ensino. Nos seminários de formação docente, buscamos a excelência desse projeto de ensino, pois os educadores podem esquematizar o seu trabalho, atualizarem-se, repensarem suas práticas didático metodológicas e refletirem sobre o ofício de educador.

 

7) Saídas de campo de caráter cultural e pedagógico

Para enriquecer sua proposta, a escola oferece saídas de estudo de caráter pedagógico e cultural. Ao vivenciarem experiências fora do ambiente escolar, os alunos conseguem aprofundar os conteúdos, valorizar a cultura e ampliar suas perspectivas do mundo. Levamos as turmas aos museus, às exposições de arte e Bienais, para assistirem a orquestras e a peças de Teatro, visitarem comunidades locais a fim de conhecerem diferentes hábitos e estilos de vida, fazerem viagens regionais, nacionais e, até, internacionais. Os alunos do Ensino Médio têm a possibilidade de fazer um intercâmbio para o Canadá e uma imersão na Língua Inglesa, em função da parceria da escola com o Columbia International College.

 

8) Ensino tradicional aliado a metodologias inovadoras

Nossa proposta de ensino alia o ensino tradicional, com desenvolvimento do conteúdo formal, às práticas pedagógicas mais modernas e dinâmicas. Nossa matriz curricular é embasada nas leis educacionais vigentes e de acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Temos, no material didático, importante ferramenta de trabalho, ao mesmo tempo em que utilizamos material suplementar e acesso à Plataforma A+. No Ensino Médio, para facilitar o processo de amadurecimento cognitivo e de autonomia, utiliza-se a metodologia da Aula Invertida, processo que auxilia pedagogicamente, visto que estimula a aquisição de conhecimento prévio por parte dos alunos acerca dos conteúdos que serão abordados em aula, tornando-os protagonistas do seu próprio aprendizado.

 

9) Oferta dos Itinerários Formativos e aprendizagem socioemocional

O Colégio João Paulo é pioneiro na oferta dos Itinerários Formativos para os alunos do Ensino Médio, bem como atividades que proporcionam o aprendizado socioemocional. As atividades são construídas pelo setor de Psicologia com o apoio dos professores focando no Projeto de Vida, conforme a BNCC, trabalhando as cinco competências socioemocionais: Autoconsciência, Consciência Social, Autogestão, Habilidades de Relacionamento e Tomada de Decisão Responsável.

 

10) Foco no desempenho escolar e formação humana

A escola valoriza a formação do estudante na sua integralidade e acredita que o conhecimento é um elemento determinante para o sucesso pessoal e profissional. Nossa missão é ensinar para formar cidadãos competentes, que aliem conhecimento à prática e que, como indivíduos, pautem suas ações pela ética e pelo respeito. Sem abrir mão dessa perspectiva humanista, sabemos que o mundo do trabalho exige profissionais igualmente competentes, que possam dar conta das demandas operacionais e possam solucionar os problemas com inteligência socioemocional. Ao longo da vida escolar, preparamos os alunos para alguns dos desafios que eles enfrentarão, acreditando que, se criarem hábito e rotina de estudos, aperfeiçoarem estratégias para melhorarem seus desempenhos escolares e desenvolverem habilidades para conquistarem aprovações em concursos, ENEM e provas de vestibular, terão condições de dar prosseguimento à sua formação.