PISA: João Paulo I Higienópolis é destaque em avaliação global

Os alunos do Colégio João Paulo I Higienópolis se destacaram no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PISA). Os resultados colocaram a escola em evidência nacional!

O que é o PISA?

O PISA é um exame internacional realizado a cada três anos. Ele é elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e tem como objetivo comparar o desempenho e as habilidades dos estudantes a nível global.  A avaliação oferece informações sobre o desenvolvimento dos alunos na faixa etária dos 15 anos, pois entende-se que esta é a idade do término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

No Brasil, o responsável pela viabilização do exame é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Isso inclui representar o país perante a OCDE, coordenar a tradução dos instrumentos de avaliação, a aplicação desses instrumentos nas escolas, a coleta das respostas dos participantes e a codificação dessas respostas. Assim como a análise dos resultados e elaboração do relatório nacional.

Qual a importância do PISA?

Partindo de três critérios de avaliação: leitura, matemática e ciências, o PISA permite que a escola tenha acesso a estimativas internacionalmente comparáveis. Dessa forma, é possível obter um parâmetro do desenvolvimento das habilidades cognitivas e do envolvimento do aluno com a escola. Além disso, o exame permite manter-se informado sobre as últimas pesquisas em comunicação, bem como estabelecer uma rede global voltada à educação.

Assim, os sistemas educacionais de todo o mundo podem rever os seus processos de aprendizagem. O foco, a partir dessa análise, é em uma educação que traga resultados, mas que seja humanizada.

PISA: João Paulo traz resultados significativos

Confira os resultados do João Paulo I Higienópolis conforme cada categoria do PISA:

  • Leitura: a média do JPHIGI ficou em 558, o que é superior ao resultado nível Brasil, que chegou em 413.
  • Matemática: a pontuação do colégio porto alegrense foi de 532, também superior ao resultado nacional de 384.
  • Ciências: a escola somou 530 pontos, enquanto a média no país foi de 404.

Na média da pontuação das três áreas de habilidades cognitivas, o JPHIGI somou um valor maior que a média global, que é de 488 pontos. “Estes números são muito relevantes para nós, temos certeza que isto nos ajudará a preparar os nossos alunos para os próximos desafios que enfrentarão Entendemos que o Pisa contribui para os métodos de avaliação do mundo atual. Sabemos quais são os pontos de melhorias que podem ser tomadas para o método de aprendizagem dos alunos. Teremos, a partir de agora, um olhar atento e sólido para promover os incentivos necessários para todos os alunos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio”, comemora a diretora do Colégio João Paulo I Higienópolis, Fernanda Tondolo Martins.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *