Há 14 anos, a Feira do Livro do Higi marca presença em nossa vida escolar. O evento literário está no DNA do colégio, sempre mobilizando a comunidade. Nossa Feira é a confirmação da importância que damos à leitura e às consequências do ato de ler.
Nas últimas duas edições, falamos sobre EMPATIA (2018) e sobre FELICIDADE (2019). Em 2020, o tema (pensado ainda no já distante e diferente 2019) é ESPERANÇA. Profético. Necessário.
Em nosso gene, também está a inquietação e a necessidade de inovar. Assim, não será o distanciamento social que nos impedirá de convidar todos para a Feira. Diferente, reinventada (ação que se faz fundamental neste momento), porém ainda a Feira do Higi. Não será o distanciamento social que nos impedirá de falar sobre ESPERANÇA, essa força que nos move e permite-nos tecer a preparação para o breve reencontro.
O escritor Rubem Alves afirma que “Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração.” Temos ESPERANÇA de que a leitura empática do outro e do mundo nos seja proporcionada por este feliz encontro na Feira literária do Higi.
Ilustração feita pela patrona Laura Castilhos, que de forma carinhosa e sensível recriou a cena de abertura da Feira do Livro.
Tomas Grings Machado (professor da Unisinos)
Link da sala: meet.google.com/zxd-cyqh-dck
1ª, 2ª e 3ª séries do EM
Marion Cruz (escritor) Ivone Rizzo Bins (ilustradora e escritora)
Link da sala: meet.google.com/kkt-fqkz-ftb
2º ano do EF
Patrona: Laura Castilhos (professora, ilustradora e artista plástica)
Link da sala: meet.google.com/uey-stjx-tge
Evento aberto a toda a comunidade escolar
Aline Marques (atriz e professora de teatro)
Link da sala: meet.google.com/jtz-ream-udf
6º ano do EF
Giovanni Tavares (professor da ESPM)
Link da sala: meet.google.com/nwx-bhqk-fgc
2ª série do EM
Priscila Bordin (professora da Unisinos)
Link da sala: meet.google.com/ddo-pvku-qxv
1ª, 2ª e 3ª séries do EM
Rosângela Florczak (doutora em Comunicação pela PUCRS)
Link da sala: meet.google.com/hyx-fswh-yyw
Evento aberto a toda a comunidade escolar
Fernando Luis Trein (professor da ESPM)
Link da sala: meet.google.com/hqz-vwqx-ocs
8º e 9º anos do EF e 1ª série do EM
Lea Guarisse (artista plástica e educadora)
Link da sala: meet.google.com/huv-cetx-doe
3º ano do EF
Gabriel Goldmeier (ONG Misturaí), Leandro Olegário (professor da ESPM) e Luciano Brito (professor)
Link da sala: meet.google.com/mdp-fyaq-bgm
Evento aberto a toda a comunidade escolar
André Aguiar (fundador da Inspira Rede de Educadores)
Link da sala: meet.google.com/gjn-yfmf-kgi
Evento aberto a toda a comunidade escolar
Laura Castilhos (patrona 2020, professora, ilustradora e artista plástica)
Link da sala: meet.google.com/fer-gtxj-jgc
7º ano do EF
Thiago di Luca (músico e professor)
Link da sala: meet.google.com/rax-jriq-zny
1º ano do EF
Mateus Noronha (CEO da Eduqo/Plataforma A+)
Link da sala: meet.google.com/qjx-jxkx-rjm
Evento aberto a toda a comunidade escolar
Nossa feira já foi apadrinhada por nomes ilustres, como Carlos Urbim, Moacyr Scliar, Ricardo Silvestrin, Clara Pechansky, Cláudio Levitan, Marô Barbieri, Celso Gutfriend, Caio Riter, Luciano Marques de Jesus, entre outros talentos e mentes brilhantes. Este ano, estamos felizes e honrados em ter como patrona a ilustradora, educadora e artista visual Laura Castilhos.
Laura é professora titular no Curso de Artes Visuais da UFRGS. Recebeu o Prêmio Açorianos de melhor ilustradora pela Secretaria Municipal de Porto Alegre nos anos 1998, 1999, 2001. Foi finalista no prêmio Jabuti de 2000, categoria ilustração. Participou da FLIP/FLIPINHA em 2016. Ilustrou cerca de 40 livros para diversas editoras como LPM, Artes e Ofícios, Planeta, Edelbra, Projeto, Libretos, entre eles: A Mulher Gigante, Poesia Fora da Instante e Esquisita como Eu. Coordena a Confraria da Ilustração (PROREXT/UFRGS), desde março de 2018.
“Arte pela vida!” Clique aqui e conheça a nossa patrona.Todos os anos, a Feira do Livro possibilita a aquisição de excelentes livros trazidos pelas editoras-parceiras. Esse evento nasceu por entendermos a importância da leitura em nossas vidas e a sua relevância não só para a formação dos nossos alunos como também para a construção da sociedade.
Prestigie as bancas virtuais das nossas parceiras e aproveite os cupons de descontos exclusivos à comunidade escolar.
A Orquestra Villa-Lobos produziu uma versão da música Here Comes The Sun, composta por George Harrison, para a solenidade de abertura da Feira do Livro Virtual.
A orquestra está com as atividades interrompidas, mas, mesmo assim, preparou um clipe especialmente para esse momento.
Esperamos que toda a comunidade escolar aprecie!
Em todas as edições da Feira, entre as atividades propostas aos alunos está o Concurso de Redação. Este ano, após uma Oficina de Redação em parceria com o Curso de Jornalismo da ESPM, a proposta, em tom de esperança, foi inspirada no dia em que multidões foram às ruas para celebrar o final da Segunda Guerra Mundial. Alunos exercitaram a redação de um texto jornalístico simulando uma cobertura sobre a reação das pessoas após a suposta descoberta de uma vacina contra o Covid-19.
Confira os trabalhos e projetos dos nossos alunos. Novos trabalhos serão publicados nos próximos dias.
As criações dos alunos do JB foram inspiradas pelo estudo dos animais, projeto iniciado com a turma como temática no segundo trimestre. A partir das pesquisas e descobertas feitas pelas crianças sobre os animais, várias aprendizagens foram desenvolvidas em aula. Paralelamente a isso, a turminha está realizando a leitura do livro A inacreditável, porém verdadeira história dos dinossauros, de Guido van Genechten.
Clique aqui e confira!Ao longo do primeiro trimestre, os alunos dos 1ºs anos realizaram algumas atividades com rimas. A partir da leitura do poema “A casa e seu dono”, de Elias José, foram desafiados a criarem rimas com seus próprios nomes. A atividade proporcionou o desenvolvimento da criatividade, das habilidades linguísticas e da consciência fonológica, assim como o envolvimento das famílias.
Clique aqui e confira!A partir do exercício de observação de insetos, os alunos do 1º ano fizeram suas criações por meio do desenho, pintura, colagens e outras diversas técnicas trabalhadas nas aulas de artes.
Clique aqui e confira!Os alunos de 1º e 3º anos criaram mensagens de esperança utilizando seus conhecimentos de língua inglesa.
Clique aqui e assista!A partir da leitura do livro Se essa rua fosse minha, de Eduardo Amos, os alunos do 2º ano partiram em uma viagem pelo mundo da imaginação. Escreveram textos contando como seriam as suas ruas dos sonhos. Colocaram as ideias no papel por meio de palavras e por desenhos. Paralelamente, estudaram os tipos de ruas e tudo que as compõem. Viram quais mudanças ocorreram ao longo do tempo. Por fim, junto às suas famílias, deram forma aos seus textos e desenhos com maravilhosas maquetes.
Vídeo do 2º ano A Vídeo do 2º ano BNas aulas com a professora Marta, os alunos foram desafiados a realizarem as atividades sem os materiais da sala de artes, desenvolvendo a autonomia e a resiliência.
Clique aqui e confira!Nas aulas de artes, os alunos do 3º ano foram convidados a criar com os materiais que tinham à sua disposição, exercitando a autonomia e a resiliência. Ao longo do semestre, desenvolveram diversos trabalhos, utilizando técnicas e materiais variados.
Clique aqui e confira!A obra dos autores Armand Doucet e Elisa Guerra, e da ilustradora Ana RoGu, intitulada Esperança, onde está você? foi a escolhida para desenvolver o trabalho com os alunos do terceiro ano. O livro tem como objetivo retratar as vozes das crianças e suas histórias particulares durante a pandemia. Ele apresenta uma reflexão de como enfrentamos diferentes problemas em meio à pandemia e como a conexão humana nos aproxima na busca por esperança. A proposta aos alunos foi, após a leitura e os debates, instigá-los a refletirem sobre os seus medos e juntos com as famílias, expressarem uma mensagem de esperança a toda comunidade escolar.
Trabalho 3º ano A Trabalho 3º ano BA partir da apresentação da capa do roteiro do livro O porão misterioso, de Claudio Levitan, os alunos foram convidados a imaginar o que que havia de misterioso no porão, para então registrar suas ideias por meio da escrita e do desenho.
Clique aqui e confira!Nas aulas de artes, os alunos do 4º ano foram convidados a criar com os materiais que tinham à sua disposição, exercitando a autonomia e a resiliência. Ao longo do semestre, desenvolveram diversos trabalhos, utilizando técnicas e materiais variados.
Clique aqui e confira!Durante as aulas remotas de Língua Inglesa, os alunos criaram cumprimentos criativos para saudar os colegas e professores nas aulas virtuais e, também, nas futuras aulas presenciais. Em tempos de distanciamento, devemos evitar contato físico, visando a saúde de todos. Não precisamos, entretanto, deixar de cumprimentar amigos e colegas de forma calorosa e divertida. Assista aos Handshakes criados pelas turmas e escolha seu preferido para usar com sua família e amigos.
Clique aqui e confira!Atividade interdisciplinar, integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. Por meio de exercícios físicos, os alunos “escreveram” palavras em português e em inglês, sendo que tais palavras transmitem o significado de esperança para cada aluno. A atividade desperta curiosidade em todos nós: quais serão as palavras que nossos queridos alunos escreveram?
Clique aqui e confira!Nas aulas de artes, os alunos do 5º ano desenharam e criaram peças com os materiais que tinham à sua disposição, exercitando a autonomia e a resiliência. Ao longo do semestre, desenvolveram diversos trabalhos, utilizando técnicas e materiais variados.
Clique aqui e confira!Alunos utilizaram materiais que tinham à sua disposição em casa, exercitando a autonomia e a resiliência.
Clique aqui e confira!Inspirados no livro 365 dias extraordinários (R. J. Palácio), que apresenta 365 preceitos, os alunos do 6º ano criaram seus próprios preceitos, cujo tema é esperança, sentimento tão importante quanto necessário em nossa vida neste período tão delicado de isolamento e incertezas. Considerando isso, escrever preceitos sobre essa temática motiva nossos alunos não apenas a observarem a vida como uma fonte inspiração como também a trazerem seus bons pensamentos e a descobrirem a esperança que habita em cada um de nós, trazendo novas e luminosas perspectivas para a comunidade escolar.
6º ano A 6º ano BProjeto interdisciplinar (Português, Redação e Inglês). Motivados pela leitura obrigatória "Diário de Anne Frank, cada aluno do oitavo ano escreveu um cartão-postal, como se fossem Kitty (interlocutora fictícia a quem Anne se dirige no diário), confidenciando os seus dias de isolamento à famosa garota judia que passou cerca de dois anos escondida com sua família num sótão.
Clique aqui e confira!Num clima cheio de mistério e suspense, os alunos do nono ano produziram audiobooks de dois contos de arrepiar. A turma do 9AH ficou encarregada da leitura (em inglês) do conto "The Masque of the Red Death", do mestre do terror Edgar Allan Poe. Os alunos do 9BH realizaram a leitura de "O Convidado", de Murilo Rubião, escritor brasileiro famoso pelas narrativas fantásticas. Acompanhem essas duas histórias arrepiantes em quatro partes e, na quinta e última parte, não perca um podcast especial que os alunos prepararam.
Clique aqui e confira!A aluna Eduarda Portanova, após estudar Gênero Dramático no currículo do Itinerário Formativo de Linguagens, escreveu seu próprio monólogo sobre os tempos de pandemia! No texto dramático, o monólogo assume a função de revelar o “mundo interior” da personagem, além de trazer informações sobre acontecimentos anteriores necessários para a compreensão da situação presente. Venha conferir o áudio da aluna e já prepare o lencinho!
Clique aqui e confira!Carlos Drummond de Andrade, famoso poeta brasileiro, mostrou-nos que, mesmo com tanta dureza, com tanto concreto da vida, sempre nascerá uma flor do asfalto para enfeitar e acalentar os nossos olhos e corações. Por isso ele serviu de inspiração para o projeto das turmas da segunda série. Os alunos produziram vídeos fazendo leituras dramáticas de alguns poemas da obra "A Rosa do Povo".
Clique aqui e confira!Alunas falam sobre a vida e obra de Adélia Prado, finalizando com interpretações de poemas da obra “Bagagem” - uma das leituras obrigatórias da UFRGS em 2020.
Clique e assistaA história de “Hamlet”, obra de William Shakespeare e leitura obrigatória da UFRGS em 2020, aqui é contada sob a forma de um livro com ilustrações.
Clique aqui e confira!Alunos realizaram releituras de pinturas de autores importantes em cada período artístico. Os melhores foram contemplados no Museo Della Speranza.
Clique e navegueAlunas recitam a obra de Augusto dos Anjos, que traz o mesmo tema da Feira do Livro Virtual do Higi em 2020: Esperança.
Clique aqui e assista!No último dia da Feira do Livro Virtual, alunos do 7º ano participaram de uma oficina de aquarela com a ilustradora e artista plástica Laura Castilhos. Intitulada "Ilustrando a Esperança", a atividade nos presenteou com mais uma linda obra da nossa patrona.
Esperanças renovadas com muitas cores e alegria. 💚
Agradecemos aos nossos alunos, professores, colaboradores, palestrantes, parceiros e à todas as famílias. Com a dedicação e o empenho de todas e todos, conseguimos realizar virtualmente a principal atividade do nosso calendário. Com muito amor e ESPERANÇA!
Até 2021!
#VaiPassar