Concurso de Redação 2020: 2º lugar (categoria 2)

A vida renova-se

Por Bruna Santos Liberato de Mattos

Depois de tanta espera, a vacina contra o coronavírus foi descoberta. Cientistas ingleses da Universidade de Oxford anunciaram que concluíram com sucesso a vacina neste último fim de semana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também divulgou que ela já estará nos postos e nas clínicas de saúde, no prazo de um mês, no Brasil. Estima-se que toda a população conseguirá ficar imune em seis meses, uma vez que a  vacinação será feita de forma controlada, a fim de evitar aglomerações.

Após muito estudo e experimentos necessários para sua realização, os cientistas conseguiram desenvolver, em tempo recorde, uma vacina eficaz contra a Covid-19. A partir disso, instituições, como escolas e clubes, estão se planejando para retornar ao funcionamento comum o mais rápido possível. 


Ontem, no centro de Porto Alegre, as pessoas mostraram-se esperançosas, porque o dia em que tudo voltará a ser como era antes do confinamento, o que é o desejo de muitos, está cada vez mais perto de chegar. Todos manifestaram vontades similares, como a de se encontrar com os amigos e familiares sem preocupação. 


Sentimentos de felicidade e euforia estão mais presentes nas pessoas devido a essa descoberta. O confinamento social não é fácil nem faz bem à saúde mental dos indivíduos, por passarem tempo demais dentro de casa, sem ver os amigos, e com dificuldade de fazer o que gostam, seja exercício físico, seja participação em eventos sociais. No entanto, é  importante que a transição para o retorno das atividades normais seja feita com cautela para não ocorrerem más consequências.  


---

*Em todas as edições da Feira, entre as atividades propostas aos alunos está o Concurso de Redação. Este ano, após uma Oficina de Redação, em parceria com o Curso de Jornalismo da ESPM, a proposta, em tom de esperança, foi inspirada no dia em que multidões foram às ruas para celebrar o final da Segunda Guerra Mundial. Alunos exercitaram a redação de um texto jornalístico, simulando uma cobertura sobre a reação das pessoas após a suposta descoberta de uma vacina contra o Covid-19. Este é um dos nove textos vencedores.