Concurso de Redação 2020: 3º lugar (categoria 2)

Enfim a vacina

 

Por Gabriela Pescador

 

Logo após a divulgação da descoberta da vacina contra o vírus da Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, os moradores do Bairro Higienópolis, em Porto Alegre, desceram para as ruas para comemorar a tão esperada notícia. 

Há muitos meses, o mundo não via cenas assim: pessoas reunidas e despreocupadas. Em março de 2020, toda a população foi obrigada a ficar em casa e se adaptar à nova realidade causada pela pandemia. O mundo presenciou milhares de mortes e desemprego. Ficar em casa era impossível para quem não tinha o privilégio de se sustentar sem ir às ruas trabalhar. O vírus foi deixando, aos poucos, marcas inesquecíveis, e a esperança de encontrar uma vacina que livraria a humanidade do vírus foi o que uniu todo o mundo. 


Depois de 9 meses muito cansativos, finalmente ouvimos uma notícia boa. A OMS confirmou, nessa manhã, que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, consegue imunizar a população contra o vírus. Os testes para a vacina começaram em junho e ela foi testada em milhares de voluntários do Brasil e da África. Na próxima semana, começarão as campanhas de vacina em todo o mundo, priorizando as pessoas que estão no grupo de risco. 


Depois de tantas consequências causadas pela Covid-19, as milhares de mortes e os transtornos econômicos, a esperança de fim da pandemia era quase inexistente. O alívio de finalmente poder ajustar a vida e, gradativamente, retornar ao normal é o que une os moradores nas ruas para comemorar e se abraçar. Quem perdeu seus amigos, familiares ou sua fonte de renda para o vírus, enfim enxerga uma oportunidade de seguir em frente. 

 

---

*Em todas as edições da Feira, entre as atividades propostas aos alunos está o Concurso de Redação. Este ano, após uma Oficina de Redação, em parceria com o Curso de Jornalismo da ESPM, a proposta, em tom de esperança, foi inspirada no dia em que multidões foram às ruas para celebrar o final da Segunda Guerra Mundial. Alunos exercitaram a redação de um texto jornalístico, simulando uma cobertura sobre a reação das pessoas após a suposta descoberta de uma vacina contra o Covid-19. Este é um dos nove textos vencedores.