Dia do estudante: entenda a importância dessa função

Entende-se estudante enquanto aquele que busca ativamente por conhecimento. O aluno vai à escola devido a necessidade de preparação, ele senta-se em sua cadeira e preocupa-se com os resultados. O estudante, no entanto, vai além desse papel. O que o incentiva é a curiosidade e o desejo de explorar e entender. Por isso, ele tem um dia só para ele! 11 de agosto é o Dia do Estudante.

Origem da celebração

Para entendermos de onde surgiu o Dia do Estudante precisamos voltar para 1827. Nesse ano, no dia 11 de agosto, Dom Pedro I estabeleceu os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda. 100 anos depois, motivado pela importância que essas duas instituições adquiriram na história da educação brasileira, o advogado Celso Gand Ley sugeriu que nessa data fosse comemorado o Dia do Estudante. A sugestão foi aceita e assim foi oficializado a comemoração nacional, que ganhou ainda mais força em 11 de agosto de 1937, quando foi fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Contudo, a celebração internacional do Dia do Estudante acontece no dia 17 de novembro. Sendo uma homenagem aos estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutaram contra as tropas nazistas que invadiram o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Dia do estudante: estudar é para vida toda!

Você sabia que estudar estimula a memória, assim como melhora a concentração, trabalha a autoconfiança e diminui o estresse? Através do conhecimento os estudantes ganham a capacidade de refletir sobre a sua própria realidade, tornando possível causar mudanças significativas no mundo. Com ele criamos pontes e escalamos montanhas, não importa o tamanho do desafio: aprender pode te ajudar a superá-lo.

No texto “A arte de produzir fome”, o psicanalista e educador Rubem Alves escreve: “Sem fome, o corpo se recusa a comer. Forçado, ele vomita. Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim “affetare”, quer dizer “ir atrás”. É o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o Eros platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado”.

Estudar é, acima de tudo, se tornar parceiro da curiosidade na busca por conhecer o mundo. Dessa maneira, para ser um estudante, é preciso primeiro encontrar os motivos pelos quais se estuda, afinal essa função é para a vida toda! Por isso, a família e a escola têm uma participação muito importante nesse processo. Elas são o primeiro contato da criança com o mundo, sendo assim responsáveis por mostrar parte dos caminhos que possam vir a ser seguidos.

Dessa forma, devem trabalhar energicamente para instigar, ao invés, de podar a curiosidade. Em um mundo tão dinâmico, com um volume tão grande de informações, mais do que absorver conteúdos o estudante precisa de uma postura crítica e autônoma que lhe permita fazer perguntas e não só receber respostas. Feliz Dia do Estudante!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *