No sábado (08), o colégio João Paulo I promoveu o tradicional aulão de história destinado aos alunos do 9° ano e do Ensino Médio das unidades Higienópolis e Praia de Belas. O evento teve como tema a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil – “Independência ou Roque – Tupi or not tupi?”.
As diversas transformações pelas quais a sociedade vem passando, deixam claro a importância de um ensino contextualizado. Dessa maneira, seja pelo avanço nos estudos acerca de como o cérebro aprende ou pelas interferências da tecnologia, as práticas de ensino precisam de cada vez mais suporte para dar conta das diversas necessidades de aprendizado.
Não à toa a contextualização, a interdisciplinaridade, bem como a transversalidade são pilares dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim, os estudantes desenvolvem o prazer pelo conhecimento quando o ambiente acolhe e o aprender se torna divertido. Dessa forma é possível sanar a busca constante do cérebro por propósito e aumentar a retenção do conteúdo. É nesse contexto de transformação e condutas para um bom ensino que o aulão de história do colégio João Paulo I está inserido.
O colégio João Paulo I desenvolve o aulão desde 2005. O evento faz alusão ao dia 13 de julho, quando se comemora mundialmente o Dia do Rock. A data é uma homenagem ao festival beneficente “Live Aid”, realizado no ano de 1985. Nessa ocasião, Bob Geldof organizou shows simultâneos em Londres e na Filadélfia. O intuito era pedir pelo fim da fome na Etiópia. A mobilização contou com a presença dos principais artistas do rock mundial, como U2, Queen, Eric Clapton, assim como Paul McCartney, Mick Jagger e Black Sabbath.
No aulão alunos e professores encenam fatos significativos da História Mundial. Intercalando as narrações feitas pelos professores de História com a apresentação das bandas de rock compostas por alunos do Colégio. A temática é escolhida pelos professores e divulgada, inicialmente, apenas para os alunos que se vinculam ao projeto – atores e músicos que farão as apresentações. Neste ano, o tema foi a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, “Independência ou Roque – Tupi or not tupi?”.
O objetivo é, sobretudo, envolver os alunos na releitura dos fatos do passado e proporcionar, por meio de representações teatrais, que eles se tornem os protagonistas dos acontecimentos que estão rememorando e aprendam de forma contextualizada e divertida. Por isso, todos participam para tornar a experiência mais dinâmica e significativa!
Deixe um comentário