Uma ótima redação é indispensável para atingir um bom resultado no Enem. Já indicamos aqui alguns podcasts que podem te ajudar a ficar por dentro dos principais assuntos que estão em pauta. No entanto, além de estar antenado é preciso articulá-los. Por isso, trouxemos 5 propostas para treinar a redação do Enem 2022.
De acordo com os dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a taxa de vacinação infantil no Brasil está sofrendo uma queda preocupante. Em apenas três anos, a cobertura da vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral D1) caiu de 93,1%, em 2019, para 71,49%, em 2021. Além da Tríplice Viral, a cobertura da vacinação contra poliomielite caiu de 84,2%, em 2019, para 67,7%, em 2021. Entre 8 de agosto e 28 de setembro, apenas 54% das crianças foram imunizadas contra poliomielite, um total de 6.273.472 doses. Além disso, de 24 a 30 de abril acontece a Semana Mundial de Imunização. No dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Desse modo o eixo temático pode cobrar estratégias para enfrentar esse descrédito e aumentar os números.
Possivelmente a realidade das gerações anteriores da sua família, com a mesma idade, era bem diferente, certo? As mudanças no cenário atual possuem impactos a longo prazo que afetam diretamente o projeto de vida dos mais jovens. Dessa maneira, é necessário tecer uma análise crítica sobre a realidade social vivenciada por essa faixa etária. Essa temática pode abranger os impactos da tecnologia no mercado de trabalho e as chamadas “profissões do futuro” – o trabalhador 4.0 -, assim como a reforma do ensino médio e a realidade socioeconômica do Brasil.
Conforme o documento publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia do Covid-19 foi responsável por um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, emitindo um alerta para as questões de saúde mental. De acordo com a pesquisa online realizada com mais de 7,7 mil jovens pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 35% dos entrevistados se dizem ansiosos e 50% deles já sentiram a necessidade de pedir ajuda em relação a saúde mental, no entanto 40% não recorreram a ninguém. Assim, torna-se fundamental pensar estratégias para combater essa onda de pessimismo que pode afetar todos os setores ligados ao desenvolvimento nacional.
Outro impacto gravíssimo da pandemia é a fome. O Brasil voltou para o mapa da fome das Nações Unidas. Um país entra no Mapa da Fome quando mais de 2,5% da população enfrentam falta crônica de alimentos. No Brasil, a fome crônica atingiu agora 4,1% e, pelo levantamento, a situação no país é mais grave do que a média global. A temática pode vir acompanhada da desvalorização do poder de consumo, aumento no preço dos alimentos, bem como no índice de desemprego.
A última das nossas 5 propostas para treinar redação é um tema que está em alta. 2022 é ano de eleição para presidente, senadores, deputados estaduais e federais. Dessa maneira o tópico está em alta. Em 2018 o número abstenções atingiu o maior percentual desde 1998. Isso significa que quase 30 milhões de eleitores que estavam aptos não compareceram às urnas. Diante desse cenário, entre as possíveis abordagens estão: a conscientização da importância do voto como mecanismo que garante o exercício pleno da democracia, assim como a participação da juventude nesse processo.
Deixe um comentário