Páscoa e matemática: entenda a relação

A Páscoa é um feriado que, na religião católica, celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, representa uma das maiores datas comerciais do nosso país, trazendo números muito importantes, acima de tudo, do ponto de vista da matemática financeira.

Os símbolos mais comuns dessa data são o coelho e os ovos. Apesar disso, não existe um consenso acerca do motivo dessa escolha. A versão mais difundida ao longo dos anos é que o coelho teria sido o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus de Nazaré e o ovo representa a vida e o renascimento.  Contudo, essa explicação deixa de fora um elemento muito importante da Páscoa como conhecemos hoje: os chocolates.

Por serem um símbolo tão importante, não demorou para que os ovos começassem a ser decorados para servirem como presente. Um dos ovos ornamentados mais famosos foi o dado pelo czar Alexandre 3º para a sua esposa, a imperatriz Marie Feodorovna. Com um relógio cravejado de diamantes e safiras no seu interior, ele foi avaliado em 20 milhões de dólares.

Porém, foi por volta do século 18, quando confeitos franceses rechearam os ovos com chocolate, que o item mais procurado na páscoa teve sua origem.

Um feriado muito doce para a economia

Do bacalhau ao chocolate, a Páscoa é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates Amendoim e Balas (ABICAB) o período gerou cerca de 8,5 mil empregos temporários.

E, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo deve movimentar R$ 2,16 bilhões em vendas, mesmo com o aumento de 19,53% no preço do ovo de Páscoa.

A relação entre matemática e Páscoa

Como vimos, a Páscoa traz vários números que, sobretudo do ponto de vista da matemática financeira, são muito importantes. Pois ela é a área que estuda o valor do dinheiro em determinada época.

Por exemplo, você sabe por que os preços dos ovos estão tão altos? A disciplina pode te ajudar a entender isso, uma vez que a inflação é um dos temas abordados por ela.

Ou, ainda, o motivo dos ovos de Páscoa parcelados no cartão correrem o risco de sair mais caros e estabelecimentos que oferecem descontos poderem ser uma boa saída.

O contato com a matemática financeira permite o entendimento sobre temas que geralmente não são abordados de forma tão rigorosa na grade curricular, mas que estão muito presentes no nosso dia a dia. Desde o conhecimento sobre taxas de juros até o financiamento de uma casa. Por isso, o colégio João Paulo I oferece aulas de Matemática Financeira no Ensino Integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *