Dia Nacional do Livro Infantil: entenda a importância desta data

Quando falamos sobre literatura, não existe início precoce. As crianças podem interagir com os livros antes mesmo de entenderem as palavras e esse contato faz muito bem para todos. Dessa maneira, ao passar as páginas e admirar as figuras, elas constroem uma relação especial com os livros e com o hábito de ler que que traz tantos benefícios. Essa é a importância do livro infantil.
É por isso que existe um dia só para ele. 18 de Abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data também é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira, pois esse é o dia do aniversário do autor que, entre tantas obras, escreveu também os clássicos Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).

 

A importância do livro infantil

A leitura ajuda a desenvolver a empatia e trabalha especialmente a criatividade. O hábito também da leitura também melhora o vocabulário, a intepretação de texto e o repertório cultural. Além disso, a leitura pode aumentar a conexão da criança com quem lê para ela. Ler para o bebê ainda na barriga, por exemplo, pode ajudar a estreitar o laço entre pais e filhos antes mesmo da chegada da criança.
No entanto, para que esses benefícios possam ser alçados, é preciso que os estímulos sejam constantes. Em casa e na escola as crianças precisam sempre ser incentivadas a ler. Pensando nisso, o Colégio João Paulo I elaborou uma lista de leituras obrigatórias que serão trabalhadas com os alunos ao longo do ano. E já estão sendo trabalhados os livros:

1 – Cadu na Festa do Caderno
Escrito pelo autor Carlos Augusto Pessoa De Brum, o livro pode ser trabalhado do primeiro ao quarto ano. Na história, Cadu descobre que as páginas em branco de um caderno podem proporcionar muitas aventuras.

2 –  Rimas imaginárias
Também escrito pelo autor Carlos Augusto Pessoa de Brum, o livro é destinado aos alunos do segundo ano. Nele, Cadu explora a poesia e enfrenta a missão proposta por rimas divertidas: descobrir como criar um amigo imaginário e extraordinário.

As leituras que serão realizadas pelo terceiro e quarto ano serão escolhidas no site Árvore Livros.

Árvore Livros
A Árvore Livros é uma startup fundada em 2014 que tem como principal missão transformar a educação. Dessa forma, a leitura é a sua principal aliada. O acervo digital reúne cerca de 30 mil títulos focados em diferentes idades. Durante a pandemia os leitores na plataforma passaram de 240 mil para 1,1 milhão espalhados por 3 mil escolas de todo o país.
Em entrevista para a Árvore Livros, o cartunista Ziraldo fala sobre a importância dos livros: “A minha compreensão do mundo está ligada aos livros desde que eu me entendo por gente. Meu maior amigo de infância primeiro foi o livro e depois foi o gibi”.

Leia com a sua criança e proporcione para ela uma viagem divertida pela imaginação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *