Jogos educativos para aprender se divertindo

Para aproveitar ainda mais as férias, que tal algumas dicas de jogos educativos para brincar? Os momentos de diversão podem ser grandes aliados no aprendizado, para desenvolvimento da lógica e estratégia, construção do raciocínio e conhecimentos gerais.

A atenção das crianças e adolescentes fica voltada aos efeitos causados pelos recursos visuais, lúdicos e sonoros, despertando curiosidade e permitindo a melhor absorção através de erros, acertos e associações dos conteúdos à realidade. A teoria torna-se muito mais fácil pela prática.

É importante reforçar que o aprendizado vai além da exposição de conteúdos em sala de aula, sendo, pois, intelectual, mas também abrangendo o cultural e social. A presença dos pais e amigos acaba por influenciar na construção e desenvolvimento de habilidades, já que, criar momentos e histórias, faz toda diferença na educação de nossos pequenos!

Escolha a sua brincadeira preferida e vamos nessa aprender!

 

Jogo #1 – Memória

 

Esse é clássico: as cartas estão espalhadas na mesa. Se virar duas cartas com os mesmos desenhos, está mais próximo de ganhar, até que todas as duplas iguais sejam encontradas! Aumenta as habilidades de pensamentos, melhora o foco e a capacidade de percepção.

 

Jogo #2 – Palavras Cruzadas

 

Muito simples, olha só: é só preencher linhas ou espaços com as letras para descobrir palavras. Desenvolve a atenção, concentração, a língua portuguesa e o raciocínio lógico.

 

Jogo #3 – Caça ao Tesouro

 

Pode ser adaptado de acordo com as preferências e conhecimentos da criança. Por meio de pistas, caso seja descoberta, a recompensa ao final da brincadeira estará garantida! Promove a socialização, a capacidade de formular estratégias e estimula os sentidos.

 

Jogos ótimos para serem harmonizados aos demais conhecimentos escolares, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *