Principais obras de Machado de Assis

No dia de hoje, 21 de junho, é celebrado o Dia de Machado de Assis e também o aniversário de um dos maiores autores da literatura brasileira. E com isso, separamos algumas das principais obras do autor, confira:

 

Dom Casmurro

 

O mais famoso romance do autor, Dom Casmurro foi lançado em 1899 e conta a história pelo formato das lembranças de Bentinho, que narra sua vida e sua relação com Capitu, uma das maiores personagens femininas da literatura nacional. E aí, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

 

O Alienista 

 

Um grande marco no realismo brasileiro, o Alienista é um livro que conta uma história cheia de ironias em relação aos pensamentos da sociedade. A história gira em torno do Dr. Simão Bacamarte, que estuda a loucura e cria a Casa Verde, um manicômio que interna diversas pessoas da cidade. O livro é envolvente e trata de assuntos polêmicos, além de gerar diversas discussões sobre esses assuntos.

 

Memórias Póstumas de Brás Cuba 

 

Um texto cheio de metáforas e ironias, que conta a história do falecido Brás Cubas. O livro tem como ponto central a crítica às aparências sociais e à elite, além das relações baseadas puramente no dinheiro e interesse. O narrador se denomina defunto-autor, o que acaba tornando o livro mais peculiar ainda.

 

Quincas Borba -

 

Desenvolvido no formato de folhetim, é uma obra de romance que narra em terceira pessoa, os acontecimentos na vida de Rubião. Após receber uma herança, a vida dele muda por completo e encontra Cristiano e Sofia, um casal que está de olho no seu dinheiro. Quincas Borba já havia aparecido em Memórias Póstumas de Brás Cuba e tem Rubião como seu discípulo.

 

Esaú e Jacó

 

Irmãos gêmeos fisicamente mas que nas escolhas da vida se mostram totalmente opostos. Um segue a carreira de Direito, enquanto o outro cursa a faculdade de medicina. Um deles republicano e o outro monarquista. Além disso, disputam o amor da mesma mulher, Flora. A história é repleta de política e conta um pouco sobre o período de transição da monarquia para a república.

 

Uma data repleta de história e claro, muita literatura brasileira. Celebre o Dia de Machado de Assis com uma dessas grandes obras que entraram para a história!