Música e estudos, uma união que pode te ajudar

Música é um ótimo passatempo, não é mesmo? Saiba que é possível (e até mesmo indicado) aliar música aos estudos para aumentar a sua concentração. Estudar ouvindo música é um hábito que está se tornando cada vez mais comum, principalmente entre os jovens. 

 

Há quem diga que estudar ouvindo música tira a concentração da matéria e do que realmente importa, mas ouvir o som certo na hora de realizar seus estudos pode ajudar a sua concentração na hora das suas tarefas. Muitos educadores consideram o hábito benéfico para o plano de estudos dos alunos. A música pode ter um efeito relaxante no cérebro, garantindo mais foco e concentração na hora dos estudos, seja para revisar o conteúdo passado pelo professor, seja para realizar exercícios. O serviço de streaming Spotify realizou um estudo com ingleses e constatou que aqueles que estudavam ouvindo música clássica tiveram um aproveitamento de 12% superior aos demais.

 

Mas como estudar com música?

 

Para estudar com música, ela não pode ser algo que incomode e que tire o seu foco. Muitas batidas e aquela letra que você não resiste a vontade de cantar definitivamente não são boas opções. A música clássica é a favorita dos estudantes, mas vale a pena testar o estilo que mais combina com o seu ritmo e como você se adapta. A música clássica fortalece a atividade cerebral e a memorização, mas não quer dizer que esse estilo é o ideal para você! Outras boas opções para o seu estudo são blues, jazz ou até mesmo rock! 

 

Crie sua playlist para estudar 

 

Já identificou o estilo musical que mais te auxilia na hora de estudar? Perfeito! Agora é hora de criar uma playlist para esses momentos. É legal ficar de olho em outras playlists para conhecer novas músicas e complementar a sua!

 

Efeito Mozart 

 

Um estudo feito pelo pesquisador e neurobiólogo Gordon Shaw demonstrou que, ao ouvir as músicas de Mozart, foi possível notar uma melhoria no desempenho de tarefas mentais

 

Agora que você sabe que estudar com música pode trazer diversos benefícios, aproveite essa técnica e melhore seu desempenho! Monte sua playlist, dê o play e foco nos estudos!