Filmes para aprender sobre períodos da história

A história está sempre sendo retratada em livros e filmes, e hoje separamos 5 filmes que retratam 5 períodos diferentes da História. Confira:

 

12 anos de escravidão -

 

O filme de 2013 é baseado na história do americano Solomon Northup, um homem negro, nascido no norte dos Estados Unidos, mas que é levado para o sul do país para ser escravizado. A história conta a luta pela liberdade e também traz uma reflexão sobre a escravidão e o sofrimento que cada escravo passou no século XIX nos Estados Unidos, antes da guerra civil e abolição da escravidão. Uma excelente obra para quem quer conhecer um pouco mais sobre a escravidão e os danos que ela causou à humanidade.

 

A Queda: As últimas horas de Hitler - 

 

O filme de 2005 conta as últimas horas de Adolf Hitler, ditador alemão e de seus subordinados. Eles estavam escondidos em um bunker, em Berlim. Eles estavam escondidos em um bunker, em Berlim, mas neste momento a cidade já era dominada pelos exércitos soviéticos. Além disso, o filme mostra o cotidiano de Hitler, dos oficiais nazistas e também a derrota na Segunda Guerra Mundial. Uma excelente opção para você entender um pouco mais sobre o final da Segunda Guerra e também como foi o final do exército alemão, que se esgotava a cada dia.

 

Estrelas Além do Tempo - 

 

Três cientistas negras, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, trabalharam na NASA na década de 1960, durante a corrida espacial, e são as protagonistas do filme de 2017. A obra nos ajuda a refletir sobre a Guerra Fria e a rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética, além de trazer em pauta a segregação racial e a importância das mulheres em um ambiente racista e machista. 

 

O ano em que meus pais saíram de férias - 

 

O filme de 2006 conta um pouco sobre a Ditadura Militar no Brasil e conta a história de Mauro, um menino de 12 anos que vê seus pais indo para o exílio, ficando, assim,  sob os cuidados do seu avô. O filme trata sobre repressão, censura, milagre econômico e também traz um pouco sobre a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970. Uma obra completa e que traz diversas reflexões sobre o período. 

 

Adeus, Lênin -

 

O filme retrata o final da Guerra Fria, com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. O enredo é focado em Alex, que tenta proteger sua mãe das transformações vividas na antiga Alemanha, para que ela não perceba que, após oito meses de coma, o mundo já não era mais o mesmo.

 

Essas são algumas obras que contam um pouco da história de diferentes períodos mundiais. Assista, reflita e aproveite esses filmes da melhor maneira!