ENEM 2020: tudo o que você precisa saber

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil e viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas. O resultado é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.

Data do Enem 2020
Em virtude da pandemia, o Enem 2020 foi transferido para janeiro de 2021. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 na versão impressa, e, na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Segundo o Ministério da Educação, foram mais de 5,7 milhões de inscrições confirmadas para o Enem 2020.

Mas para que serve o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio nasceu com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Atualmente, é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para conseguir o Financiamento Estudantil (Fies)

 

Além disso, muitas faculdades privadas já usam o resultado do exame como critério de seleção, seja complementando ou substituindo o vestibular. Aqui no Rio Grande do Sul, a PUCRS é uma das instituições que adota o Enem como uma das formas de ingresso.

 

Como é a prova impressa?

São cinco tipos de provas, separadas por cores. Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões; somente a ordem é alterada. O candidato receberá do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.

 

A prova acontece em dois domingos consecutivos. No primeiro dia de prova, as disciplinas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova, é a vez de Matemática, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.

 

Como é a prova digital?

A estrutura e a logística da versão digital serão as mesmas do exame tradicional. A aplicação do Enem Digital será idêntica à do Enem impresso. A única diferença é que no Enem Digital as provas objetivas serão respondidas em um computador, com exceção da redação, que deverá ser feita no papel.

 

Quanto tempo dura a prova do Enem?

No primeiro domingo, os candidatos têm 5h30 para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo, a duração é de 5h.

 

O que é preciso levar para o Enem 2020?

Documento: fique ligado! Só vale documento de identificação original, oficial e com foto; caneta esferográfica – só poderá ser utilizada a de cor PRETA, fabricada em material transparente; cartão de confirmação de inscrição; declaração de Comparecimento Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento). 

 


Horário: programe-se!


Atenção, candidato!

12h: Abertura dos portões
13h: Fechamento dos portões
13h: Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30: Início das provas
19h: Término das provas no primeiro domingo
18h30: Término das provas no segundo domingo

 


Reaplicação

A reaplicação do Enem 2020 acontece no caso de o participante ser afetado por problemas logísticos e de infraestrutura, como interrupção no fornecimento de energia elétrica no dia da aplicação regular. Os casos são julgados, individualmente, pela Comissão de Demandas. A aprovação ou reprovação é comunicada por e-mail e/ou celular, via SMS, cadastrados pelo participante no momento da inscrição.

enem 2020 tudo sobre o enem


Dicas importantes

- Ficar de olho no horário. O edital aconselha chegar ao local às 12h, no horário de Brasília (DF), e se apresentar na porta da sala de prova até às 13h;


- Antes de entrar na sala, o participante precisa guardar, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Portar eletrônicos durante a prova pode eliminar o candidato;


- Não é permitido usar óculos escuros, boné, viseira, gorro e portar itens como caneta de material não transparente, livros, anotações, calculadoras e equipamentos eletrônicos. Qualquer uso de equipamento eletrônico desclassifica o aluno do exame.



Prevenção ao Covid-19

Em razão do Covid-19, os estudantes devem usar máscara durante o período de aplicação da prova. Elas podem ser retiradas apenas no momento de identificação pelo fiscal de provas, para que os candidatos bebam água e façam lanche.


As medidas de prevenção ao Covid-19 foram publicadas nos novos editais do Enem 2020 impresso e digital. Destacamos abaixo alguns pontos importantes:

• Fica proibida a entrada do participante no local de provas sem a máscara de proteção.

• O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial.


• Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-la.

• Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador antes de entrar na sala de provas.

 

• A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.

• O descarte da máscara de proteção, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.


• A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra o Covid-19.


• O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra o Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei nº 14.019, de 2020.



E ainda falando em dicas...

Os professores do Higi organizaram diversas dicas para ajudar nos estudos do Enem 2020. As Dicas Enem do Higi serão publicadas aqui no site a partir desta semana até a data da primeira prova. Fiquem atentos!

Nunca é demais lembrar que o Higi está há mais de dez anos entre os primeiros lugares na pontuação no Enem. Em 2018, a performance dos nossos alunos no exame alcançou o 1º lugar e, em 2019, o 2º, entre todas as escolas privadas de Porto Alegre.

Higi Porto Alegre Enem melhores Enem