Dicas para aproveitar melhor as suas leituras

A leitura é um hábito muito saudável, que proporciona prazer a milhares de pessoas. Mas ela também pode ser bem problemática para algumas. Se você dispersa com facilidade, larga um livro e quando vai ler novamente já esqueceu tudo ou não consegue se conectar com os textos, ler acaba se tornando um problema.

 

Ler requer foco e concentração. E mesmo assim, nem sempre conseguimos filtrar todas as informações de um livro. Por isso, trouxemos algumas dicas para você aproveitar melhor as suas leituras, sejam elas recomendadas pela escola ou as que escolheu por prazer.

 

Confira algumas dicas:

- Divida o livro em partes, seja números de páginas ou capítulos. E leia esta quantidade estabelecida por dia. Isso irá deixar o ritmo da sua leitura mais leve.

- Separe um tempo para refletir sobre o que foi lido. Essa estratégia vai deixar a sua leitura mais fluída.

- Anote informações interessantes, importantes e até legais. Com elas você pode criar um arquivo com referências para quando for produzir algum texto ou artigo acadêmico, ou até para relembrar no futuro.

- Faça um bloco de notas com palavras diferentes e novas que você encontrou. Procure-as no dicionário para compreender melhor a leitura e para aumentar o seu vocabulário.

- Desligue as notificações de mensagens do celular e abas de redes sociais do computador, especialmente se a leitura estiver sendo realizada digitalmente. Isso irá te ajudar a ficar concentrado apenas na leitura. Se estiver lendo um livro físico, desligue os aparelhos eletrônicos e foque só na leitura.

- Determine um tempo de leitura por dia, de acordo com o seu perfil e com a disponibilidade que você tem para ficar desligado do mundo. Essa atitude vai te ajudar a manter o foco.

- Converse com um colega, professor, amigo ou familiar sobre a leitura. Conversar com outras pessoas sobre o livro é uma estratégia que ajuda a compreender a obra e a fixar a história.

- Anote suas dúvidas no momento da leitura. Isso te ajuda a não esquecer na hora de perguntar aos professores. Não fique com vergonha e nem pense que suas dúvidas são desnecessárias. Depois de perguntar você vai compreender bem melhor o livro.

- Conte sobre o que você está lendo, ou o que andou lendo nos últimos dias, para seus colegas, professores, familiares e amigos. É uma ótima forma de relembrar e fixar na memória o que já foi lido.

 

Gostou das nossas dicas? Use e compartilhe com seus amigos!