Dicas de Química da Professora Martha Santos para o Enem 2020

Química Ambiental no Enem

A Química Ambiental é um assunto que vem sendo bastante cobrado no Enem ao longo dos anos, visto que é uma preocupação tanto da sociedade quanto, principalmente, da comunidade científica com respeito às mudanças que estão ocorrendo no meio ambiente do planeta por conta da interferência do homem.

Esse tema costuma aparecer frequentemente no Enem com uma abordagem interdisciplinar na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, pois a Química Ambiental é um tema que envolve conhecimentos de Química, Biologia e Geografia e também é bastante abrangente, envolvendo os diversos campos de estudo e os desafios atuais.
 

Para ter sucesso ao responder questões de Química Ambiental no ENEM:

- Procure estar bem informado dos problemas ambientais que estão acontecendo no país e no mundo;

- Saiba se ocorreu algum desastre ambiental no ano da prova, pois o ENEM costuma cobrar sobre acontecimentos do ano;

- Leia o enunciado com atenção, pois muitas vezes, nas questões relacionadas à Química Ambiental, a direção para a resposta pode estar no enunciado ou no texto que acompanha a questão.



Principais assuntos relacionados à Química Ambiental:


Aquecimento global

Causado pela intensificação do Efeito Estuda que ocorre quando alguns gases absorvem parte da radiação infravermelha do Sol que é refletida pela superfície e não deixam ela escapar para fora da Terra. Esse processo é importante para manter o planeta aquecido e permitir a manutenção da vida, porém sua intensificação pelo aumento da concentração de gases (CO2, CH4 e N2O) liberados na atmosfera causa o aquecimento global.


Chuva ácida

A chuva é naturalmente ácida devido à formação de ácido carbônico, pela reação da água com o CO2. Porém, devido ao lançamento de outros gases como SO3 e NO2, o pH da água diminui ainda mais.


Lixo

O descarte inadequado de lixo e as principais consequências para o meio ambiente (como contaminação dos recursos naturais), além de estratégias para reduzir esses danos, que envolvem reciclagem e reutilização de materiais.

 

Destruição da camada de ozônio

camada de ozônio tem o importante papel de nos proteger de raios UV, mas ela vem sendo destruída pelos gases CFCs (Clorofluorcarbonetos, também conhecidos como Fréons) provenientes principalmente de geladeiras, refrigeradores e produtos do tipo spray. 

 

Desenvolvimento sustentável e Química Verde

É usual a exigência da habilidade de comparar diferentes fontes de energia e escolher aquelas que apresentam menores impactos ambientais.

 


Química Orgânica no Enem

A Química Orgânica é a área que estuda os compostos formados por átomos de carbono e é um dos conteúdos mais cobrados nas provas! Isso, provavelmente, acontece porque a Química Orgânica é uma das ramificações da química que comporta a maior quantidade de substâncias, abrangendo os seres vivos e o meio ambiente, facilmente se associando ao estudo da Biologia e da Geografia , com a ideia de interdisciplinaridade.

O que aparece nas questões de Química Orgânica no ENEM?


Funções orgânicas

É fundamental que a partir do grupo funcional, você identifique a(s) função(ões) orgânica(s) oxigenada(s) como álcool, fenol, aldeído, cetona, ácidos carboxílico, éter e éster presentes nos compostos das questões de Química Orgânica no ENEM. A nomenclatura dos compostos orgânicos também é, frequentemente, cobrada. Portanto saber dar o nome aos compostos pode fazer diferença na hora de resolver as questões.


Combustíveis

A Química Orgânica também é cobrada no ENEM relacionada aos combustíveis que se transformam em energia. É importante saber a diferença entre os combustíveis fósseis que poluem e são finitos como petróleo, carvão mineral e gás natural, os quais são formados por hidrocarbonetos como o metano, propano e butano; e as novas fontes alternativas e mais limpas como é o caso dos biocombustíveis, onde há presença da função álcool, como o etanol.


Reações Orgânicas

As reações orgânicas também merecem atenção nos estudos para as provas do ENEM. Os tipos de reações mais recorrentes são: Esterificação, Combustão, Substituição e Adição.

 

Propriedades Físicas dos compostos orgânicos

Ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade são propriedades físicas importantes de saber para as provas do ENEM. Conseguir relacionar a estrutura das moléculas, com as propriedades físicas e com as forças intermoleculares (dipolo induzido, dipolo permanente e ligação de hidrogênio) presentes pode ajudar você a responder às questões corretamente. Não esquecer: “Semelhante dissolve semelhante”

 

Além de cobrar que você saiba as estruturas, as propriedades dos compostos orgânicos, as funções e as reações orgânicas, é necessário saber relacionar esses conhecimentos com vários aspectos da nossa sociedade, tais como os problemas ambientais. É importante entender como os conteúdos estão relacionados com as tecnologias, com a construção humana e com o desenvolvimento da sociedade.



Professora Marta Santos


Confira aqui mais dicas dos professores do Higi para você mandar bem no Enem 2020!

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020.