Dicas de História do Professor Álvaro Gomes para o Enem 2020

Dicas do ENEM para Brasil Império

 

O Brasil-Império é um dos temas mais explorados do Enem, pois abarca 67 anos da História do Brasil.

Dividido em I Reinado, Regências e II Reinado, as questões exploram desde conteúdos específicos até imagens que devem ser interpretadas à luz de domínios diferentes de linguagens como fotografias, desenhos e charges (muito em voga na época de D. Pedro II nos jornais de oposição ao Regime Imperial).

Atentar também para datas e fatos específicos que aconteceram no Brasil-Império, como a Constituição de 1824, As Lei de Terras e de Abolição do Tráfico Negreiro, assim como as relações que essas leis tinham entre si.

Uma questão recorrente é a que aborda a transição da mão-de-obra escrava para a assalariada, o período em que essa mudança ocorreu, suas causas e as resultantes econômicas e sociais advindas dessa transformação.   


Dicas do ENEM para Era Vargas

 

Entre os temas recorrentes no Enem também podemos citar a ERA VARGAS, período em que Getúlio Vargas, após a Revolução de 1930, assume o poder no Brasil.

Dividida em 3 partes: Governo Provisório (1930-34), Constitucional (1934-37) e Ditatorial (1937-45), esse longo período passou por diversas situações.

Atentar para a Constituição de 1934 (mulheres passam a votar), a Intentona Comunista (1935), o golpe de 1937 (instituição do Estado Novo).

Lembrando que Vargas nesse período centralizou o poder e realizou políticas de incentivo à industrialização, proporcionando o surgimento das chamadas indústrias de base. Com o processo de desenvolvimento industrial, acelera-se o êxodo rural, ou seja, a urbanização, principalmente dos grandes centros como Rio e São Paulo, se dá de forma contínua e crescente.  

Professor Álvaro Gomes

 

Confira aqui mais dicas dos professores do Higi para você mandar bem no Enem 2020!

Leia aqui, tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020.