Dicas de Geografia do Professor Gilson Brisolara para o Enem 2020

A Técnica e a Tecnologia

Uma das competências importantes em Humanas/Geografia é a temática Técnica e Tecnologia. É necessário entender as transformações e os impactos que este tema proporciona no desenvolvimento do conhecimento, nos processos de produção e na vida social.

Aspectos principais

O candidato deve identificar os momentos de grande inovação técnica e tecnológica como as diferentes Revoluções industriais. Também é necessário entender como o aprimoramento da forma de produzir foi responsável por grandes mudanças econômicas e sociais. Importante compreender como as Revoluções Industriais mudaram a forma de se produzir e organizar o espaço, verificar como as tecnologias aceleraram a produção de mercadorias e aumentaram a velocidade da distribuição das mercadorias por diferentes distâncias. Entender a mobilidade industrial e a distribuição territorial da produção, além das necessidades locais, regionais e nacionais de criar atrativos às novas indústrias.

As inovações tecnológicas alteraram nossa percepção do Espaço Geográfico: o Mundo ficou maior, pois o conhecimento sobre os mais diversos locais aumentou. Porém, ficou menor, pois a tecnologia aproxima as pessoas aos mais longinquos lugares e permite estar presente sem estar fisicamente presente.

As invenções humanas, principalmente na comunicação e transporte, reduziram as distâncias do mundo a níveis quase instantâneos. Podemos citar, na comunicação, o uso de satélite, fibra óptica e telefonia celular. No transporte, o aprimoramento reduziu o tempo de deslocamento, aumentando a velocidade e diminuindo custos. É bastante relevante a evolução da internet, sendo esta uma agente facilitadora do acesso à informação que pode ser verdadeira ou não. A internet permitiu a conexão entre lugares e pessoas, e evoluiu para a construção de redes, em especial, as sociais.

Entre os aspectos positivos da evolução tecnológica, está o maior conhecimento do funcionamento ambiental. Isso permitiu entender a previsão do tempo, a dinâmica climática, as alterações no relevo e as diversas adversidades geológicas e climatológicas. Tudo isso possibilitou ao Homem distribuir-se por espaços antes inabitáveis. Assim, cria-se a impressão de que o Homem passa a dominar a natureza e esquece que é sujeito às condições naturais.

Aspectos negativos da evolução da técnica e tecnologia: as inovações geraram maior necessidade de energia, utilização de recursos naturais, mais água, solo, trouxe um aumento do descarte de produtos e gerou uma baixa sustentabilidade. Os impactos ambientais têm ocorrido em velocidade maior do que a natureza consegue se reestabelecer. Essa baixa regeneração do ambiente fez com que as alterações do solo, da água e, principalmente, do clima sejam irreversíveis.


Questões Ambientais em Humanas/Geografia


É importante compreender as interações no Espaço Geográfico. Elas foram proporcionadas pela sociedade ao longo do contexto histórico e são fundamentais no estudo das Ciências Humanas. É necessário, além do domínio de conceitos básicos relacionados ao assunto, interpretar e analisar criticamente os fatos apresentados.

As atividades e relações humanas produziram e produzem paisagens durante o processo de ocupação do meio físico. O candidato deve identificar em imagens, textos, mapas e em fontes diversas, as alterações na paisagem, lembrando que essa pode ser natural ou antropizada.

Não podemos confundir os conceitos de Espaço Geográfico, transformado pelo Homem através das interações econômicas, sociais e políticas, com paisagem, que é a percepção de elementos que causam um impacto nos sentidos. Nas questões que versam sobre Meio Ambiente, é essencial entender os aspectos humanos e ambientais atrás dos elementos econômicos, políticos e culturais que compõem o espaço.


Principais questões ambientais na atualidade

Massa antropogênica: pela 1ª vez, a massa dos seres vivos na Terra foi superada pelo total de objetos construídos pela humanidade e tem dobrado de tamanho a cada 20 anos ao longo do século XX. Os objetos construídos pelo Homem superaram o peso corporal de cada corpo vivo. A massa antropogênica é formada por matéria não viva modificada diretamente pela ação do Homem, como o asfalto, concreto, aço, vidro e principalmente plástico. Não se leva em conta a massa que virou lixo.

Mar de Aral:  Está em processo de desertificação. É considerado uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem do mundo. O Mar que na realidade é um lago, está localizado na Ásia Central e teve suas águas utilizadas para estimular o cultivo de algodão através da irrigação. Cerca de 90% deste, que é o quarto maior lago do mundo, foi transformado em um deserto.

Incêndios no Pantanal Mato-grossense: Ao longo de 2020, houve incêndios no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, em territórios indígenas e áreas próximos da fronteira com a Bolívia. Os focos têm origem natural, por causa de raios, muito frequentes na época de chuvas e por origem antrópica. Os Incêndios proliferam na forma de “fogo subterrâneo” em áreas com vegetação acumulada e ricas em matéria orgânica. É chamado de Fogo de Turfa. As queimadas servem para viabilizar a prática agrícola e a renovação de pastagens.

 

Professor Gilson Brisolara


Confira aqui mais dicas dos professores do Higi para você mandar bem no Enem 2020!

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020.