Dicas de Física do Professor Jorge Júnior para Enem o 2020

ÓPTICA

 

Sempre presente no ENEM, a óptica é cobrada com um pouquinho de história dos antigos pensadores até conceitos mais atuais sobre o comportamento da luz. 

 

Formação dos eclipses, câmera escura, propagação retilínea da luz se destacam na introdução a óptica geométrica. Na reflexão da luz, temos as leis da reflexão, espelhos planos e esféricos, com seus casos e o estudo analítico de Gauss. 

 

A refração é o que destaco na óptica, lembrando do índice de refração dos meios, que são responsáveis pelo comportamento diferenciado da luz nos diferentes meios materiais. Os desvios  na trajetória da luz quando a incidência é oblíqua e provocando uma diferença de posição no objeto observado. O uso de fibra óptica para uma internet mais rápida, ocorre de forma eficiente graças a reflexão total sofrida pelo feixe de luz que está se propagando no interior da fibra. 

 

As lentes esféricas tem seu comportamento convergente ou divergente, conforme o meio que está imersa, podendo ficar invisível caso se tenha uma igualdade de índices de refração. A correção de anomalias da visão ocorre através das lentes, sendo convergente para hipermetropia e presbiopia e divergente para miopia. 

 

ONDULATÓRIA 

 

Ondulatória é um dos assuntos  mais cobrados no ENEM, em Física dentro da prova de Ciências da Natureza. O aluno deve estar preparado para mostrar conhecimentos de aplicações de Fenômenos Físicos, interpretação de gráficos, leitura e retirada de dados de tabelas. 

 

Em relação ao conteúdo vale destacar os conceitos dos elementos de uma onda, as características dos fenômenos ondulatórios, com suas aplicações no cotidiano. Acústica é outro assunto importante de ser destacado com suas qualidades fisiológicas, diferenciando altura de intensidade do som, reconhecendo o timbre de um instrumento e as características do Efeito Doppler com as ondas sonoras. 

Importante também é o entendimento sobre ondas eletromagnéticas, diferenciando das ondas mecânicas e sabendo suas aplicações.  Exemplo são os termômetros de infravermelho, chamados de pirômetro óptico, que fazem a leitura da temperatura  através da taxa de infravermelho emitida pelo corpo.  

 

Entre os fenômenos ondulatórios destaco a interferência que pode ser construtiva, mesma fase, ou destrutiva, fases opostas. A onda estacionária é o resultado de uma interferência, apresentando no ventre a construtiva e no nó a destrutiva. Polarização se diferencia por ser o fenômeno que ocorre apenas com as ondas transversais, ocorrendo então com a luz e não ocorrendo com o som.

 

Boa prova!

 

Professor Jorge Júnior

 

Confira aqui mais dicas dos professores do Higi para você mandar bem no Enem 2020!

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020.