Dicas de Estudos para o Enem

Qual é o plano? Estudar! Uma nova fase da vida está prestes a iniciar... é a tão sonhada vida universitária! Para garantir a vaga no curso tão sonhado, é preciso se preparar para o ENEM, prova anual que tem o objetivo de avaliar os conhecimentos dos estudantes. Confira algumas dicas importantes que separamos para te ajudar nessa caminhada rumo à prova!

 

Mantenha o foco em seus objetivos – Para animar esta nova trajetória, coloque no papel suas metas e escreva motivações. As conquistas e recompensas estão mais próximas do que você imagina!

 

Cronograma de estudos – Um bom planejamento é tudo! Organizar o tempo, as disciplinas a serem estudadas e definir prioridades. Claro, é importante lembrar de construir um cronograma adequado à sua realidade, que seja possível de colocar em prática dentro de sua rotina. Pode ser feito à mão, utilizando aplicativos ou ferramentas virtuais também! Seja criativo!

 

Faça mapas conceituais - Resumos são ótimos para absorção de conteúdos. Práticos, visuais e didáticos, coloque neles conceitos, frases específicas, fórmulas e informações importantes que você precisa lembrar! Outra dica é espalhar pelo seu quarto, em lugares visíveis, os famosos post-its, blocos coloridos com anotações dos conteúdos. Invista nas cores, símbolos e desenhos para ajudar!

 

Conheça a sua maneira de estudar – Entenda e defina o seu estudo. É importante escolher um método para buscar uma absorção excelente dos conteúdos para facilitar o seu aprendizado, não é mesmo? Perceba suas habilidades, sua rotina, preferências e vá testando os melhores jeitos. Manter uma rotina é uma boa opção. Pense em horários, escolha um local confortável, e estude sozinho ou em grupo. Aproveite!

 

Provas anteriores serão suas aliadas – Resolva exercícios de provas do ENEM de outros anos para se acostumar com o modelo de questões. Procure resoluções comentadas, visando entender o raciocínio utilizado, assim você terá uma melhor fixação do conteúdo, e poderá acertar uma questão parecida na prova atual, essa é uma boa tática! Ah, e atenção aos enunciados das questões, interprete-os com calma!

 

Sobre a redação – A dica é escrever e ler muito! Muito mesmo! Estar por dentro das atualidades também é bem importante, para buscar referências do mundo. Treine sua escrita com temas possíveis de cair na prova, mas teste vários outros também. Esteja preparado!

 

Busque o equilíbrio – Estude... e descanse. Tenha momentos de lazer para inspirar e relaxar a mente. Durma bem, se alimente de forma saudável e leve. Você vai arrasar na prova, não se esqueça disso! Então, está tudo bem!

 

Confie em você! Bons estudos e boa prova, estudante!