Dicas de Artes do Professor Marcos Bondan para o Enem 2020

Essa disciplina é um dos tópicos da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Com a proximidade do exame, é bom ficar por dentro de todos os conteúdos que podem aparecer. 

Se você estava pensando que Artes “nem deve cair tanto assim”, precisamos fazer um alerta: das 45 questões da prova de Linguagem, geralmente 5 são de Artes — o mesmo número de perguntas de Língua estrangeira, por exemplo. 

 


Principais conteúdos relacionados à Competência 4, habilidades 12, 13 e 14:
 

  1. Funções da Arte: Utilitária, Naturalista ou Pragmática. 

  1. Vanguardas europeias: Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo. 

  1. Arte Contemporânea: Esse movimento artístico tem como característica estabelecer comunicação direta com o público e buscar a percepção do observador. Para dominar esse assunto, é importante explorar o que é a “Arte Conceitual”, conhecer o Minimalismo, o Body Art, a Arte Urbana e as Instalações. 

 

Seria interessante, também, ressaltar algumas diferenças: 

Body Art:(arte do corpo) é uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa. 

Sua principal caraterística é o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico. 

Hiper-realismoHiper-realismo é um gênero de pintura e escultura que tem um efeito semelhante ao da fotografia de alta resolução. O hiper-realismo é uma evolução do fotorrealismo, e o termo foi usado para designar um movimento artístico que nasceu nos Estados Unidos e na Europa em torno de 1968. 


Performance
:
 espetáculo em que o artista atua com inteira liberdade e por conta própria, interpretando papel ou criações de sua própria autoria. 


Happening:
 além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador. 

 

Intervenção: é uma manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico. 

 

Instalação: Uma instalação é uma manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um ambiente. Ela pode ter um caráter efêmero ou pode ser desmontada e recriada em outro local. 

 

Professor Marcos Bondan


 

Confira aqui mais dicas dos professores do Higi para você mandar bem no Enem 2020!

 

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020.