Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

A pandemia da COVID-19 impactou de forma significativa a população mundial. Por conta da ansiedade e estresse constantes, das mudanças de rotina e das medidas de distanciamento social impostas, a saúde de todos vem sendo afetada de forma expressiva.

Saúde: O que é?
O conceito de saúde é comumente abordado de uma forma dicotômica, como a ausência de doença. Porém, saúde é algo muito maior. Sendo compreendida de um modo mais complexo e integral, a saúde inclui o bem-estar e a qualidade de vida nos diferentes âmbitos: físico, mental e social.

 

Por que comemorar o Dia Mundial da Saúde?
Criado pela Organização Mundial da Saúde em 1948, o Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 07 de Abril. Tal comemoração tem como objetivo a conscientização sobre esta temática, gerando espaços de reflexão e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população.
Dentre as diferentes temáticas que se destacam dentro do âmbito da saúde, o dia 7 de Abril é também considerado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.

 

Você sabe o que é Bullying?
O Bullying é uma prática de violência física, psicológica, verbal ou virtual que ocorre de forma sistemática, repetida e sem motivação aparente entre pares. Pelo reconhecimento do impacto e seriedade deste fenômeno, desde 2016 o combate ao Bullying já possui status de lei.

 

No Higi!
Em nossa escola, tanto a saúde mental quanto o combate ao bullying são assuntos tratados com seriedade e comprometimento por todos, sejam alunos, professores, coordenação, direção e funcionários.
A equipe de Psicologia atua de forma preventiva, buscando promover espaços de diálogo e de escuta ativa, incentivando todos/as a se expressarem. Como instituição, primamos pelo acolhimento dos alunos e suas famílias, buscando desenvolver um espaço seguro e de empatia.
Projetos com temáticas que englobam a saúde mental são trabalhados de forma sistemática, auxiliado no desenvolvimento de competências socioemocionais que estimulem lideranças positivas entre os alunos, assim como promovam relações mais saudáveis no ambiente escolar.
Alguns projetos:

- Integração com as turmas de Jardim e primeiros anos.
- Entrevistas de acolhimento
- Habilidades socioemocionais
- Entendendo as Emoções
- Prevenção ao Bullying
- Amigo Solidário
- Projeto de Vida