Descrição das áreas, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e através da Base Nacional Comum Curricular – BNCC

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Conforme a PCN essa área compreende as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Artes, permite o aluno compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de: organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação; confrontar opiniões e pontos de vista sobre diferentes linguagens e suas manifestações específicas; analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos mediante a natureza, sua função, organização e estrutura ; compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significado e integradora da organização do mundo e da própria identidade; conhecer e usar a língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informação e a outras culturas sociais; entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem solucionar; entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora com as demais tecnologias, bem como o impacto no desenvolvimento do conhecimento e na vida social; aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.

 

De acordo com a BNCC (pg.470), no Ensino Médio, o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias. Além das disciplinas descritas acima pelos PCN, a BNCC inclui a Educação Física.

Portanto, o aluno que optar pelo Itinerário Linguagens, códigos e suas tecnologias vai estudar mais horas das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Artes.

 

Se você gosta de analisar, interpretar e se expressar através da Língua Portuguesa e da língua estrangeira moderna e, ainda por cima, acessar informações e outras culturas sociais, esse itinerário tem tudo a ver com você!

 

Você poderá dominar diferentes linguagens e compreender a realidade através de símbolos, expressões e significados.

 

Além disso, você poderá entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação e aplica-la na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.

 

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Conforme a PCN essa área compreende as disciplinas de Física, química e Biologia. Objetiva compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade; entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das Ciências Naturais;; apropriar-se dos conhecimentos da Física, Química e Biologia, e aplicar esses conhecimentos para explicar o funcionamento do mundo natural, planejar, executar e avaliar ações de intervenção na realidade natural; entender a relação entre o desenvolvimento das Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuserem solucionar; entender o impacto das tecnologias Naturais na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento qualitativo do conhecimento e na vida social; aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.

 

De acordo com a BNCC (pg.470), no Ensino Médio, a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias propõe que os estudantes possam construir e utilizar conhecimentos específicos da área para argumentar, propor soluções e enfrentar desafios locais e/ou globais, relativos às condições de vida e ao ambiente.

Portanto, o aluno que optar pelo Itinerário Ciências da Natureza e suas tecnologias vai estudar mais horas das disciplinas de Física, Química e Biologia.

 

Se você gosta de compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem e relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade, esse itinerário tem tudo a ver com você!

Você poderá entender os procedimentos das Ciências Naturais e aplicar métodos e conhecimentos para explicar o funcionamento do mundo natural, planejar executar e avaliar ações de intervenção na realidade natural e entender a relação entre o desenvolvimento das Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico.

Além disso, você poderá entender o impacto das tecnologias Naturais na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social e, ainda por cima, aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.

 

Matemática e suas Tecnologias

Conforme a PCN essa área compreende a disciplina de Matemática e objetiva identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos; compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades; identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações; analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos; identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade; compreender conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas, e aplicá-las a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas.

 

De acordo com a BNCC (pg.470), no Ensino Médio, na área de Matemática e suas Tecnologias, os estudantes devem utilizar conceitos, procedimentos e estratégias não apenas para resolver problemas, mas também para formulá-los, descrever dados, selecionar modelos matemáticos e desenvolver o pensamento computacional, por meio da utilização de diferentes recursos.

Portanto, o aluno que optar pelo Itinerário Matemática e suas tecnologias estudar mais horas da disciplina de Matemática.

 

Se você gosta de utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades; identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências e interpretações, esse itinerário tem tudo a ver com você!

 

Você poderá analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos. Poderá identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade.

Além disso, poderá aplicar conceitos matemáticos a diversas situações no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas.

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Conforme a PCN essa área compreende as disciplinas de História, geografia, Sociologia e Filosofia. Objetiva compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros; compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana, a si mesmo como agente social e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos; compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos; compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos; traduzir conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural; entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associá-las aos problemas que se propõem resolver; entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre a vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social; entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização, fortalecimento do trabalho de equipe.

 

De acordo com a BNCC (pg.470), no Ensino Médio, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas amplia essa base conceitual e, mantendo referência às principais categorias da área, concentra-se na análise e na avaliação das relações sociais, dos modelos econômicos, dos processos políticos e das diversas culturas.

 

Portanto, o aluno que optar pelo Itinerário Ciências Humanas e suas tecnologias vai estudar mais horas das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

 

Se você gosta de entender os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a sua própria identidade e a dos outros; compreender a sociedade, sua gênese e transformação, como produtos da ação humana, a si mesmo como agente social e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos, esse itinerário tem tudo a ver com você!

 

Você poderá compreender mais sobre o desenvolvimento da sociedade, as relações da vida humana em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos e associar esses conhecimentos às práticas dos diferentes grupos e sujeitos, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.

 

Além disso, poderá pensar em como atuar de forma transformadora beneficiando pessoas e a sociedade a partir de tanto conhecimento. Dominando princípios tecnológicos associados a organização, planejamento, gestão, trabalho em equipe isso ficará melhor ainda!