Carta de final de ano a toda a comunidade escolar

Prezados alunos, pais, familiares, professores, colaboradores e parceiros.

Chegamos ao final de um ano extremamente desafiador. Mais do que um ano atípico, 2020 se encerra como um marco para toda a humanidade. Um ano que exigiu muita resiliência, dedicação e reinvenção.

Quanto aos nossos propósitos como educadores e como instituição, fomos, com certeza, vencedores. Chegamos ao final do ano letivo cumprindo o nosso calendário e os conteúdos que foram programados. Não só contornamos desafios, mas também obtivemos conquistas: a entrada da nossa instituição na Inspira Rede de Educadores, a chegada de novos profissionais em nossas equipes, a inclusão de novos programas, como o Turno Integral e o Ensino Bilíngue. 


Um destaque especial à Plataforma A+, que tornou possível a continuidade dos estudos de forma remota, peça fundamental para mantermos o alto nível na qualidade de ensino - nosso principal atributo.

Adaptamos, assim, eventos e atividades essenciais do nosso calendário letivo para o formato virtual: Feira do Livro, Mostra Científica, Aulão do Rock, Ciclo de Lives para as Famílias, Seminário dos Professores, Currículos Eletivos, apresentações de trabalhos, diversas atividades pedagógicas, projetos especiais e até solenidade de formatura.

Entretanto, a tecnologia não opera sozinha. Por isso agradecemos profundamente o nosso corpo docente pela dedicação e empenho constante diante das adequações necessárias. Agradecemos aos nossos alunos pelo esforço e pela disciplina em se manterem conectados, fazendo a escola permanecer viva. Aos pais e responsáveis, o nosso agradecimento pelo apoio e superação, pois sabemos o quão desafiador tem sido administrar lares, conciliar trabalho, proteger a família, educar e auxiliar nossos filhos.

Destaque ainda para as excelentes performances de alunos em olimpíadas estudantis, mostras acadêmicas e exames vestibulares que já foram realizados este ano.

O posicionamento da nossa campanha de matrículas afirma que educação é transformação. E foi isto que fizemos: transformamos! Juntos, superamos as adversidades de uma realidade que não fazia parte dos cenários mais desafiadores que ousávamos imaginar. Acumulamos aprendizados e ressignificamos propósitos. Vencemos!

Com sentimentos de gratidão, encerramos o ano letivo ainda vivenciando um cenário de incertezas. Mas algumas certezas são evidentes: sairemos desse momento significativamente melhores do que entramos e cientes de que, com cooperação e colaboração, os grandes obstáculos podem, sim, ser superados.

Seguiremos, juntos, para garantir a excelência do nosso ensino, os aprendizados mútuos e constantes, a construção de novas conquistas e, cada vez mais, grandes transformações.

Por fim, não podemos deixar de manifestar os nossos sentimentos a todos os que sofreram com os impactos dessa pandemia, em especial aos que tiveram perdas.

Que 2021 venha repleto de boas notícias! 



A imagem escolhida para acompanhar esta mensagem é uma ilustração de Laura Castilhos, patrona da nossa Feira do Livro Virtual. Intitulada "Ilustrando a Esperança", foi criada em uma oficina on-line com alunos do 7º ano e representa muitos dos nossos sentimentos neste ano tão marcante, em que atravessamos as adversidades buscando não esquecer as cores, a alegria e sempre renovando as esperanças.

Regina Crestani | Direção Colégio João Paulo I Higienópolis